Por: Samuel de Magalhães

Os dez mandamentos são estruturados em duas divisões, os 4 primeiros mandamentos trata acerca de Deus é do seu culto,é os 6 restantes trata da nossa relação social em sociedade é como irmandade.Em certo aspecto podemos dizer com propriedade que nos dez mandamentos há um resumo pleno da vontade de Deus revelada para nós.

Esta Lei no principio estava de maneira natural no coração do homem.

Quando Deus criou Adão primeiro toda plenitude da vontade de Deus estava de maneira natural nele, não havia necessidade de ninguém dizer para o homem o que ele deveria fazer, pois não havia sentimentos contraditórios, pois não havia pecado. Porém depois do pecado o homem se perdeu na ignorância e não conhece a vontade de Deus por isso Deus a revelou em seus mandamentos.

A revelação dos Dez Mandamentos assinala[1] a separação

O homem depois da queda se tornou um rebelde, odeia Deus, odeia o próximo, odeia ele mesmo tudo isso porque quando pecou houve uma mudança de natureza, antes sua natureza era atraída a santidade e tudo aquilo que era puro, agora, porém a natureza do homem odeia tudo aquilo que fazia parte de sua primeira natureza. A revelação dos 10 mandamentos mostra nos como estamos perdidos que Deus teve que nos ensinar tudo àquilo que perdemos depois do pecado. (Aos Romanos,Cap. 7.14-24.)

A Lei nos serviu como pedagogos

Antigamente no império Romano, as famílias nobres colocavam um escravo para guiar seus filhos na ida e na volta da escola, sendo que escravo tinha um papel de conduzir guiar o filho até o professor. Da mesma maneira Paulo utiliza esta expressão em aos Gl 3.23-25.A lei nos conduziu até cristo,nosso mestre perfeito onde recebemos dele o pleno ensino da mensagem de Deus  é o caminho de libertação total na obra de salvação.

A obediência a Lei pode salvar?

 Para alguém ser salvo teria que cumprir toda a lei e o único que cumpriu toda a lei foi cristo, pois ele não teve natureza contaminada pelo pecado. Porém não obedecemos para alcançar a salvação,mais pelo amor de fazer a vontade ainda que saibamos que ninguém de nós poderá ser salvo pelas obras,mais unicamente pelo fato de depositar toda a nossa confiança em Jesus o Cristo.Porém não anulamos a lei moral pois cristo não aboliu a moralidade,mais pelo contrário a reforçou.

 Esta sociedade precisa do ensino da Lei

Estamos nas pós modernidade onde a cada dia os valores morais vão si perdendo,o relativismo moral têm tomando conta do mundo e “cada um faz o que parece ser certo aos seus próprios olhos”,a homossexualidade têm tomando conta do mundo,o divórcio ilegítimo passou a ser comum, as nossas jovens a cada dia torna-se mães mais cedo devido a um apelo sexual em massa, o valor a vida e a propriedade se perdeu, tudo isso conseqüência da ausência de valores morais absolutos,pois sem a bíblia não têm como haver conceitos morais. Como Dostoveinks já disse: “Se Deus não existe tudo é permitido” é isso e tão grave que o próprio Voltaire, chegou a uma conclusão que um mundo sem Deus é um caos: “Si Dieu riexistait pás, Il foudrait vinventer “(se Deus não existisse seria necessário inventá-lo).

Temos falhado em ensinar a Lei e precisamos mudar

A igreja tem falhado em ensinar os mandamentos de Deus. Em vez de influenciar o mundo ela é que tem sido influenciada por ele,em vez de transformar ela é que têm sido transformada,precisamos ensinar este povo a lei de Deus principalmente pelo nosso exemplo de viver.São Paulo têm isso em mente “Rogo vós pois irmãos pela compaixão que não vos conformei com este mundo” sendo que somos chamados a transformar pela uma “renovação do nosso entendimento”(primeiro nós que temos que ser transformados ).Somente o inconformado  e renovado pode mudar este mundo.

Conclusão

Nós somos o sal da terra e a Luz do mundo é somos o único povo capaz de realmente trazer um efeito positivo a este mundo,quando voltamos para a lei é ter prazer nela e meditar nos mandamentos de Deus ,realmente haveremos de frutificar,pois Deus têm compromisso com uma igreja obediente.    Glória in Patre in Fili in Spiritus  Sanctus.Dominus Vosbicum.Amén.



[1] Em sua obra Éthik, Bonhoeefer trabalha sobre dois conceitos importantes, "monotonia" (conhecimento de Deus ante da queda) e a dicotomia (conhecimento do bem e do mal) que o ser humano se encontra em seu atual estado.

Por: Samuel Magalhães
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir, distribuir ou divulgar este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério, e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.
Samuel Magalhães

Samuel Magalhães

Samuel Carneiro Magalhães é militar lotado na Marinha do Brasil, Enfermeiro e terapeuta holístico. Tem Graduação em Teologia pela Universidade Luterana do Brasil. É também graduado em Enfermagem pelo Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais com aperfeiçoamento em Reiki I e II, fitoterapia e em Florais de Bach. Além de Ensino Profissional de nível técnico, complementação técnica em Enfermagem.