Um dos episódios mais difíceis de entender, relatados na Bíblia é o capítulo 28 de 1 Samuel. Hoje vamos trazer pra vocês este artigo, que poderá ajudá-los nos questionamentos em relação a este texto.
Para começar, vamos ver o que o Rev. Augustus Nicodemus tem a nos dizer:

Praticamente impossível responder! Há várias dificuldades no texto. A primeira delas é que o autor do texto parece estar convencido de que quem apareceu a Saul, através da pitonisa de En-dor, foi realmente Samuel. Se você ler o texto, você vai ver que a partir do momento que a mulher diz que está vendo um vulto emergir da terra ela diz para Saul: "Por que me tens enganado"? (v. 12), por que era Saul; e a partir dali o  autor diz: "Samuel disse a Saul: Porque me desinquietaste, fazendo-me subir?" Então quem quer que tenha escrito o registro, acreditava que aquele vulto que aparece ali e que tem um diálogo com Saul, através da pitonisa, era de fato o profeta Samuel que estava voltando dos mortos por mandado de Deus para trazer uma mensagem de condenação ao rei Saul, que havia desobedecido a ordem de Deus e estava acrescentando mais juízo ainda sobre ele, consultando uma pitonisa.
Por outro lado, o Antigo Testamento todo proíbe a consulta aos mortos, dizendo ainda que isso é uma abominação a Deus. inclusive o profeta Isaías diz: 
"Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram entre dentes;
- não recorrerá um povo ao seu Deus? A favor dos vivos interrogar-se-ão os mortos? À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva" (Isaías 8:19, 20).

Portanto, a necromancia era punida com a morte na nação de Israel. Então vem a questão: Porque que Deus, não tendo respondido ao rei Saul (1Sm 28:6), nem por sonhos, nem  através dos profetas, nem do Urim-Tumin - que era outro método para se conhecer a vontade de Deus - porque Deus iria usar a necromancia para se comunicar com Saul?
E existe um outra possibilidade também, que é a de que a mulher na verdade fosse uma embusteira, que ela estaria fingindo ver alguém e "alguma coisa" estaria supostamente, falando com ela.
Qual dessas suposições é a mais correta? Não existe unanimidade entre os evangélicos, há muita disputa sobre isso. A posição mais popular e a que tem o maior número de defensores é a de que era Satanás se fazendo passar por Samuel para iludir o rei Saul. Surge, porém, algumas perguntas: se era Satanás por que não ficou registrado em lugar algum das Escrituras? Porque o autor está tão convencido de que era Samuel? e quanto a exatidão das profecias?

Portanto, fica difícil apontar uma resposta final para esta questão. Mas a posição de que, provavelmente era Samuel, tem mais base bíblica, porque o autor do registro acredita que é Samuel. Quanto a questão de Deus permitir que Samuel retornasse dos mortos, entendemos que ele fez isso para aumentar a culpa de Saul e fazer cair sobre ele  todo castigo que ele merecia por ter abandonado Deus.
Mas este pensamento está aberto a revisões, ficamos, porém com aquilo que está registrado nas Escrituras, que era de fato Samuel.
Por: Augustus Nicodemus
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir, distribuir ou divulgar este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério, e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.
Augustus Nicodemus

Augustus Nicodemus

É bacharel em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, em Recife, mestre em N. Testamento pela Univ. Cristã de Potchefstroom, na África do Sul, e dr. em Hermenêutica e Estudos Bíblicos pelo Seminário Teológico de Westminster, na Filadélfia (EUA), com estudos adicionais na Univ. Reformada de Kampen, na Holanda. Atualmente, é pastor da 1ª Igreja Presbiteriana de Goiânia.