“Todo o que o Pai me dá virá a mim...”
(João 6:37)
A verdade da palavra de Deus é honrada não em se sustentar unicamente uma verdade à custa da exclusão de outra verdade, mas em se crer em todo o conselho de Deus. A Bíblia claramente ensina que o homem é responsável por se arrepender e crer no evangelho, assim como ela é claramente clara que ele é moralmente indisposto e incapaz de assim o fazer. Estas duas declarações aparentemente contraditórias podem ser reconciliadas quando entendemos que até mesmo o desejo pela fé, pela qual cremos no Cristo que justifica pecadores, pertence a nós, não por natureza mas por um dom da graça, isto é, pela inspiração do Espírito Santo subjugando nossa vontade e voltando-a da incredulidade para a fé e da impiedade para a piedade. O Apóstolo Paulo diz, “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo” (Filipenses 1:6). E novamente, “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Efésios 2:8).

Além do mais, alguns ensinam que Deus tem misericórdia de nós quando, aparte da Sua graça regeneradora, nós cremos, queremos e desejamos; mas estes não confessam que é pela obra e inspiração do Espírito Santo dentro de nós que temos a fé, a vontade ou o desejo de fazer todas estas coisas. Se fazemos a assistência da graça depender da nossa humildade ou obediência, mas não concordamos que seja um dom da própria graça que sejamos obedientes e humildes, então contradizemos a Escritura que diz, “Que tens tu que não tenhas recebido?” e “Mas pela graça de Deus sou o que sou” (1 Coríntios 15:10).

O quadro abaixo mostra que a Bíblia ensina claramente tanto a responsabilidade do homem de crer no evangelho como a sua inabilidade de assim o fazer. A terceira coluna nos ajuda a entender como aqueles sobre quem Deus coloca a Sua afeição virão infalivelmente à fé, a despeito desta inabilidade e, principalmente, como isto dá toda a glória a Deus na obra da salvação:


(Este gráfico é ligeiramente baseado num gráfico de Lamar McKinney)


A Responsabilidade do Homem A Incapacidade do Homem Graça Monergística de Deus
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
(Mateus 11:28)
Ninguém pode vir a mim...
(João 6:44a)
... se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
(João 6:44b)
...para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
(João 3:16)
Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz...
(João 3:20,21)
Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.
(João 3:21)
Nota: há, realmente, aqueles que vêm para a luz — a saber, aqueles cujas obras são a obra de Deus. “Feitas em Deus” significa operada por Deus. Aparte desta obra graciosa de Deus todos os homens odeiam a luz de Deus e não virão a Ele para que as suas obras más não sejam expostas.
Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
(Isaías 55:6)
Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.
(Romanos 3:11)
...Fui achado pelos que não me buscavam, Fui manifestado aos que por mim não perguntavam.
Romanos 10:20b
E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.
(1 João 3:23)
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
(Romanos 8:7)

Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus.
(João 8:47)
E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
(João 8:30)

E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.
(Atos 13:48)
Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;
(Atos 17:30)
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
(João 14:17)
Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade.
(2 Timóteo 2:25)
E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
(Apocalipse 22:17)
Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
(Romanos 9:16)
O teu povo será mui voluntário no dia do teu poder; nos ornamentos de santidade, desde a madre da alva, tu tens o orvalho da tua mocidade.
(Salmo 110:3)
Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.
(Isaías 45:22)
...aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
(João 3:3)
...O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade, e vejas aquele Justo e ouças a voz da sua boca.
(Atos 22:14)
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome.
(João 1:12)
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
(1 Coríntios 2:1)
Mas, a todos quantos o receberam...Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
(João 1:12-13)
...Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
(Romanos 10:9)
...ninguém pode dizer que Jesus é o SENHOR...
(1 Coríntios 12:3b)
...senão pelo Espírito Santo.
(1 Coríntios 12:3b)
... fazei-vos um coração novo e um espírito novo; pois, por que razão morreríeis, ó casa de Israel?
(Ezequiel 18:31)
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
(Jeremias 17:9)
E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
(Ezequiel 36:26)
Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
(Mateus 19:21)
Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.
(Mateus 19:23)
Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se? E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.
(Mateus 19:25-26)


Por: John Hendryx
Tradução: Felipe Sabino
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir, distribuir ou divulgar este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério, e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.