1) O que é pecado?

Pecado é o ato de desobedecer a vontade de Deus, transgredindo os seus santos e bons mandamentos (1 João 3:4).

2) Como surgiu o pecado?

Deus depois de ter criado o homem segundo a sua imagem e semelhança, (Gn 1:27), deu-lhe o único mandamento que o proibia de comer determinados frutos (Gn 2:16,17), mas Adão não obedeceu a vontade de Deus comendo com sua esposa o fruto proibido e recebendo sobre eles as conseqüências deste ato (Gn 3). (A teologia chama isto de Pecado Original).

3) Consequências do pecado.

a) Herança adâmica: Adão sendo representante de toda a humanidade transmitiu para seus descendentes ordinários a culpa e os efeitos do pecado, sendo que um destes é a morte (Rm 5:12,19; Rm 6:23).

b) Depravação: Todos os filhos de Adão nascem em pecado (Sl 51:5; Rm 3:23), Deus criou o homem bom e com toda a capacidade de obedecê-lo, mas quando Adão nosso representante decidiu por livre espontânea vontade “desobedecer” (liberus arbitrius), ele passou a ser incapaz de obedecer a vontade de Deus, passando a ser “escravo da sua vontade”, em constante rebeldia contra Deus e seus mandamentos (Rm 3:10-12; Rm 8:7,8; Mt15:19; Jr 17.9, Gn 6:5, Ef 2:1).

c) As conseqüências da depravação neste mundo.

I) Cegueira espiritual (Ef 4:18).
II) Maus sentimentos (Rm 1:28)
III) Religiosidade e crenças (2Ts 2:11)
IV) Dureza de coração (Rm 2:5)
V) Medo do perigo eterno (Is 33:14)
VI) Paixões infames (Rm 1:26).

D) As conseqüências da depravação no mundo vindouro.

As punições do pecado no mundo vindouro são a separação da presença consoladora de Deus, e os tormentos mais penosos na alma e no corpo, sem a intermissão, no fogo do inferno para sempre (2 Ts 1:9; Mc 9:47,48; Lc 16:24,26; Ap14.11).

4.Deus tem obrigação de salvar algum pecador?

De maneira nenhuma! Deus criou o homem em um estado de perfeição, mas o homem por livre espontânea vontade, decidiu não permanecer neste estado, sendo assim Deus não tem nenhuma obrigação com este, a não ser condená-los por seus pecados (Ap 20:11-15; Is 66: 24).

Questionário:

1) Deus odeia o pecado ?


2) Você nasceu sem pecado Ou já nasceu pecador? (cite os textos bíblicos)


3) Deus irá castigar o pecado ou você acha que Deus no final terá misericórdia de todo mundo e não irá punir ninguém?


4) Cite-me algumas conseqüências do pecado nesta vida (com suas palavras).

5) O que faço para não ser condenado por Deus já que nasci em pecado e estou no pecado



O Juízo Final, o encontro do pecador com Deus

Estudamos que o homem está morto em pecados e delitos, sabemos também que Deus odeia o pecado e que o irá punir, descobrimos que o homem não pode agradar a Deus por que já nasceu em pecado e está em constante rebeldia contra Deus, resumindo o homem está perdido.

1- Deus determinou um dia para encontrar-se com todos os ímpios.

Hebreus 9:27 declara que depois da morte, logo virá o juízo.
a) O homem natural não está preparado para este encontro, nunca pensa na eternidade (Lc 12:13-20).
b) O homem natural acha que de “alguma forma escapará do castigo”. Mas ele será pego de surpresa em uma hora que ele não sabe (Lucas 12:46).
c) O homem natural alimenta esperança de Deus mudar de idéia, ele acha que Deus é igual homem cujas opiniões estão sempre em constante mudança (Nm 23:19).

2- Promessas de Deus para o homem que está no pecado.

a) Ele morrerá. (Rm6.23)
b) Ele será lançado no inferno (Salmo 9.27).

 3- O Julgamento será individual.

a)Todos teremos que ficar diante do Deus Todo poderoso.
b)Todos vamos dar contas por aquilo que fizemos.
c) Presidentes, reis, empresários, magro, gordo, negro, branco... todos estarão lá.

4-  A sentença do Tribunal.

Deus em nenhum lugar das Escrituras, dar nenhuma promessa de salvação para o homem que morreu em seus pecados, a única promessa é que serão punidos eternamente naquelas cruéis e terríveis chamas. (Lc 12:5; Mt 5:22; Mt 5:29; Mt 18:9). Depois do tribunal a sentença será dada e aqueles que viveram para o pecado passarão a eternidade toda em meio a chama e os clamores.
Para quem não quer participar deste tribunal e receber esta sentença ouça meu conselho, este mesmo Juiz enviou uma pessoa que pode ajudá-los a escapar da condenação neste julgamento, leia os evangelhos e descubram quem é este que pode livrá-los.

A crucial importância de uma obra de Deus no coração do homem


O Evangelho de Mateus 13:12: “porque àquele que tem se dará, e terá em abundancia; mas aquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado”.

I – A maior necessidade do homem é ser regenerado.


a) Ser regenerado significa nascer de novo, em Cristo, em Deus; não no batismo, mas através do lavar regenerador do Espírito Santo (ICo 6:11; Jo 3: 3).

É bom notamos que o homem não pode ser salvo por si mesmo ou por qualquer outra coisa, o único que pode fazer algo por ele é Deus (Is 64:6).

b) Ser regenerado significa ser uma árvore apta a dar bons frutos (Lc 3:9; Lc 6:43-49).

c) Ser uma água doce e não amarga (Tg 3:11-12).

II- Quem é regenerado “lhe será dado”.


a) lhe será dado uma vida santa (Tg 2:17,2; Tm 3:17; Hb 12:14).

b) lhe será dado uma boa terra, a qual será regada e plantada por Deus, pois Deus mantém a sua planta para que ela não morra (Fp 1:6, Lc 10:28).

c) lhe será dado à alegria (Rm14:17), paz (Jo 10:27), temor (Pv 14:27), zelo (Tt 2:14), uma vontade renovada para o bem (Rm 12:2).

d) lhe será dado o reino de Deus e a “Visio Dei” ele verá e estará com Deus para sempre (Mt 4:17; Ap 21:3-4).

III- Mas para os não regenerados até o que tem lhe será tirado.


 a) Para entrar nos céus precisamos da fé salvadora (Rm 1:17) e sabemos que a fé salvadora é um dom de Deus (Ef 2:8), sendo assim, o homem pecador não pode ter esta fé, a não ser que Deus tenha o escolhido para receber esta fé (Ef 2:9).

b) Para entrar nos céus precisamos nascer de novo, e novo nascimento não é melhoramento, reeducação e etc. novo nascimento é Deus pegar um homem sujo, imundo e “recriá-lo” transformado completamente ao ponto dele ter uma nova mente, uma nova vontade onde ele passa da morte para a vida e uma vida eterna (Ez 36:25-27).

c) Para se entrar nos céus temos que ser santos e apenas poderá ser santo aquele que tem a verdadeira fé e que foi recriada por Deus, a santidade é a prova de quem estar realmente salvo, ele terá uma vida nova, ele não vai andar como o mundo, ele não vai falar igual o mundo, ele terá uma vida de oração, ele amará a palavra de Deus ele será exemplo, pois ele está em Deus (Lv 11:44; Hb12:14; Ef 2:10) a santidade separa os piedosos dos ímpios.


Aplicação Final Deste Estudo


Ninguém entrara no céu sem estas obras de Deus, lembre-se “sem santidade ninguém verá o Senhor... quem não crer já está condenado.” E até aquilo que tem lhe será tirado, sua vida, sua casa, seus amigos, sua família e tudo aquilo que lhe traz algum conforto; Deus irá encontrar-se com cada pessoa e aquele que não foi regenerado que viveu e morreu nos seus pecados garanto que a única coisa que lhe será dado será a ira de Deus por toda a eternidade, pois como está escrito toda árvore que não dá frutos é cortada e lançada no fogo.

Meu conselho são estes “olhai para aquilo que Cristo fez na cruz.”, Jesus é a única esperança para pecadores, e garanto que aqueles que forem até Ele implorando e gemendo por salvação será salvo lembre-se das suas palavras ele disse: “Porque o filho do homem veio buscar e salvar aquilo que estava perdido.” (Lc 19:10) e também “aquele que vem até mim de maneira nenhuma eu o lançarei fora” diga como o filho prodigo: Pai pequei contra o céu e perante ti e já não sou digno de ser chamado seu filho, me receba como um escravo. (Lc 15:18,19).

“Rocha eterna, meu Jesus, que por mim na amarga cruz, foste morto em meu lugar, morto para mim salvar; em ti quero me esconder, só tu podes me valer.

Minhas obras, eu bem sei, nada valem ante a lei; se eu chorasse sem cessar, trabalhasse sem cansar, tudo inútil tudo em vão só em ti há salvação.

Nada trago a ti Senhor, espero só em teu amor todo indigno imundo sou, Eis sem ti perdido estou no teu sangue, salvador lava um pobre pecador!”
Hino 47, Hinário das Assembléias de Deus do Brasil

“Oh Deus grave a eternidade nos meus olhos, e as pregue nas tábuas do meu coração”. - Jonathan Edwards

Questionário

(1) Por que o homem precisa nascer de novo?
(2) Quem é que regenera o ser humano?
(3) Tem como alguém nascer de novo e continuar em uma vida de pecados? Por quê ?
(4) Salvação é um ato de Deus ou é o homem que decide se salvar?
(5) Você nasceu de novo ? Justifique.
Por: Samuel Magalhães
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir, distribuir ou divulgar este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério, e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.
Samuel Magalhães

Samuel Magalhães

Samuel Carneiro Magalhães é militar lotado na Marinha do Brasil, Enfermeiro e terapeuta holístico. Tem Graduação em Teologia pela Universidade Luterana do Brasil. É também graduado em Enfermagem pelo Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais com aperfeiçoamento em Reiki I e II, fitoterapia e em Florais de Bach. Além de Ensino Profissional de nível técnico, complementação técnica em Enfermagem.